quarta-feira, 9 de maio de 2012

O que vestir na casa de Deus?




Qual é a melhor forma de se vestir 
para ir à Igreja e à Missa?

O Catecismo da Igreja Católica (n. 1387) diz que: "A atitude corporal - gestos, roupa - há de traduzir o respeito, a solenidade e a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede."
Estudo - A Santa Missa: é a renovação do Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, que sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, pagou pelos nossos pecados na cruz. Tal Sacrifício se torna presente na Santa Missa no momento em que o pão e vinho tornam-se verdadeiramente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor (Catecismo da Igreja Católica, 1373-1381). O Santo Sacrifício da Missa é incruento (ou seja, sem sofrimento nem derramamento de sangue), ou seja, é o mesmo e único Sacrifício do Calvário, tornando-se verdadeiramente presente na Santa Missa para que possamos receber os seus frutos e nos alimentar da Carne e do Sangue de Nosso Senhor. Por isso o Sagrado Magistério nos ensina que "o sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício." (Catecismo da Igreja Católica, 1367)
Evitar ao Maximo - Roupas que expõe o corpo de forma escandalosa, como decotes profundos, shorts curtos ou blusas que mostrem a barriga, roupas que chamam atenção para o corpo ou para elementos não relacionados com a Sagrada Liturgia devem ser evitadas ao máximo. É melhor que uma mulher, por exemplo, utilize uma blusa com mangas do que uma blusa de alcinha; é melhor que utilize uma calça discreta, saia ou vestido do que uma calça estilo "mulher-gato" (isto é, apertadíssima). Convém que também se evite tudo o que contraria, a alegria, a solenidade e o respeito - isto é, banaliza o momento sagrado. 

Tenha bom senso - O RESPEITO deve estar acima de tudo, é melhor que se utilize, por exemplo, uma camisa ou camiseta discreta do que uma camiseta do Internacional ou do Grêmio. Outro exemplo, que é melhor que se use uma calça do que uma bermuda. Em nossa cultura, não se vai a um encontro social solene usando uma bermuda!

Leitores e Músicos - Estes, além de normalmente estarem mais expostos ao público que os demais, acabam por serem também modelos.

O que importa é o sentimento - Aqui não cabe a aplicação deste princípio, pois isso implicaria colocar-se em contra grandes parte das normas litúrgicas da Santa Igreja, bem como com os diversos sinais e símbolos litúrgicos (paramentos, velas, incenso, gestos do corpo, etc), que partem da necessidade de se manifestar com sinais externos a fé católica à respeito que acontece no Santo Sacrifício da Missa, bem como manifestar externamente a honra devida a Deus. A atitude interna é fundamental, mas desprezar as atitudes externas é um erro.

Para concluir - São Josemaria escreveu em uma de suas homilias, recordando seus tempos de infância: "Lembro-me de como as pessoas se preparavam para comungar: havia esmero em arrumar bem a alma e o corpo. As melhores roupas, o cabelo bem penteado, o corpo fisicamente limpo, talvez até com um pouco de perfume. Eram delicadezas próprias de gente enamorada, de almas finas e retas, que sabiam pagar Amor com amor." Afirma ainda: "Quando na terra se recebem pessoas investidas em autoridade, preparam-se luzes, música e vestes de gala. Para hospedarmos Cristo na nossa alma, de que maneira não devemos preparar-nos?" ("Homilias sobre a Eucaristia", Ed. Quadrante)
Espero que tenham gostado.

Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário